Projetos MCE

PROJETO ICEM Treinta y Três – Uruguai

O Uruguai tem cerca de 3,5 milhões de habitantes. Destes 66% se declaram cristãos e apenas entre 5 e 6% são evangélicos. O Uruguai é um país extremamente carente do evangelho. O índice de secularismo e suicídio é elevadíssimo. Há cerca de 720 suicídios ao ano, 16,6 por 100 mil habitantes. O país sofre com crise econômica e falta de oportunidades de trabalho.

  • Obreiros:

Pr. Lucas e Sara. Filhas – Ester e Ana. Enviados pela ICE Águas Claras

  • Ações desenvolvidas:

Há uma igreja já estabelecida na cidade de Treinta y Três, a ICE Missionera, o trabalho tem se desenvolvido atavés de cultos, discipulados, aconselhamento.

 

PROJETO ICEM Fraile Muerto – Uruguai

O Uruguai tem cerca de 3,5 milhões de habitantes. Destes 66% se declaram cristãos e apenas entre 5 e 6% são evangélicos. O Uruguai é um país extremamente carente do evangelho. O índice de secularismo e suicídio é elevadíssimo. Há cerca de 720 suicídios ao ano, 16,6 por 100 mil habitantes. O país sofre com crise econômica e falta de oportunidades de trabalho.

  • Obreiros:

Victor e Gabriela. Filhos – Elias, Abigail, Eliezer e Joel. O Victor é um obreiro leigo, de origem da ICE Treinta y Três.

  • Ações desenvolvidas:

Iniciamos em 2020 a plantação da igreja em Fraile Muerto. O Victor é o obreiro plantador, sob a supervisão e cuidado do Pr. Lucas.

 

PROJETO GAÚCHOS

Nosso Projeto no Rio Grande do Sul é realizado na Reserva Indígena da Guarita. Essa região abrange as cidades de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora. Há dois povos indígenas na reserva; Kaingang e Guarani e os gaúchos. Estima-se uma população de 5776 pessoas.

  • Obreiros:

Pr. Isaías e Geni. Filhos – Gabrielly, Isabela e Mateus. Origem da ICE Bíblica/RS.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de igreja – já temos uma pequena igreja multicultural chamada ICE Bíblica.

Iniciamos em 2021 uma plantação de igreja na cidade de Miraguaí.

Há trabalhos de evangelismo e discipulado. Também um programa de rádio que tem proporcionado mais envolvimento com a comunidade.

Temos uma necessidade em treinamento de novos obreiros para avançarmos.

 

PROJETO POVO KAYAPÓ – SÃO FELIX DO XINGÚ

O povo Kayapó, chamado na língua e entre eles de Mebêngôkre estão espalhados entre os estados do Pará e Mato Grosso. A MCE tem trabalhado na região de São Félix do Xingú, nos rios Xingú e Fresco. Há mais de 20 aldeias no sul do Pará e estima-se cerca de 4.600 pessoas. Fonte: https://terrasindigenas.org.br/pt-br/terras-indigenas/3731

  • Obreiros:

Pr. Jeconias Souto e Anaíldes. Filhos – Eloá, Pedro e Levi. Origem da ICE Parque das Nações/SP.
Pr. Antônio Neto e Thelma. Filhos – Jone e Ester. Origem da ICE Xinguara/PA.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de igreja na aldeia TEPDJÁTI. Estruturação.
Treinamento de obreiros e ações de evangelismo.

 

PROJETO JAPÃO – EVANGELHO DA VIDA

O Japão é um arquipélago, formado por quatro grandes ilhas e no oceano pacífico. Com uma população de 127 milhões de pessoas, o país registra uma elevada porcentagem de suicídio. Estima-se que ocorrem cerca de 3 suicídios por hora. Há menos de 1% de cristãos no Japão. Sendo que o xintoísmo e o budismo predominam quase que absolutamente.

  • Obreiros:

Pr. Lucas e Nadine. Filhos – Elisa e Isabel. Origem da ICE Esperança/Anápolis.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de igreja na região de Aichi.

Envolvimento de amizades para a criação de formas criativas de evangelismo.

 

PROJETO RIBEIRINHOS – ICE CURUPERÉ

Igreja acompanhada pela Miss. Ana Lúcia e sob a responsabilidade da Micro-Região do Pará. No inícío de 2020 iniciamos um trabalho em Mojú e o objetivo dessa igreja é alcançar comunidades mais próximas e estruturar melhor a igreja.

 

PROJETO RIBEIRINHOS – ICE ARAPAPUZINHO

Igreja pastoreada pelo Pr. Esli e Francisca. Em crescimento, pastoreando e preparando líderes.

 

PROJETO RIBEIRINHOS – ICE ACARAQUI

Esse projeto de plantação é desenvolvido pela Miss. Josiane Antonia. Nossa irmã conseguiu levantar um local para culto e reuniões. Tem priorizado o discipulado e investido fortemente em evangelização pessoal.

 

PROJETO RIBEIRINHOS – ICE ANJOS

É um projeto de plantação mais avançado, com evangelização e discipulado constantes. Cuidado pela Miss. Adriana Palheta. O objetivo é terminar um espaço de convivência e treinar líderes, a fim de estruturar a igreja e alcançar outras comunidades próximas.

PROJETO PARAGUAI

O Paraguai é um país com grandes necessidades espirituais. Com cerca de 7 milhões de habitantes, o país conta com uma grande quantidade de Guaranis, cerca de 62 mil pessoas. Estima-se que há 356 aldeias dessa etnia. Outras etnias menores são encontradas. É um país católico, por isso a presença dos evangélicos gira em torno de 5%.

  • Obreiros:

Pr. Luis Velazquez e Gabriela. Filhos – Adan e Ian. Origem da ICE Pq. Iracema/Anápolis.
Ed. Cristã Keily Lima. Origem da ICE Novo Horizonte/Goiânia.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de uma igreja Cristã Evangélica na cidade universitária de San Lorenzo, em parceria com a Agência Salt Company.

Treinamento de líderes e discipulado.

Apoio à Educação Teológica.

 

PROJETO VENEZUELA – ICEM VALENCIA

A Venezuela é um importante país da América do Sul. Com 30 milhões de habitantes, há cerca de 10% de evangélicos. Porém, a situação política e econômica tem mudado a realidade. Estima-se que entre 2021 e 2022 já saíram cerca de 6 milhões de refugiados. A Venezuela é um país instável e extremamente carente do evangelho e ações sociais.

  • Obreiros:

Pr. Néstor Duarte e Dóris. Origem da ICE Missionera/ Valencia.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de igreja na cidade de Valencia, há 170 km de Caracas, capital. A igreja se chama ICE Missionera.

Treinamento de líderes e discipulado constante.

 

PROJETO QUILOMBOLA

Quilombolas são afrodescendentes que se organizam em comunidades próprias e mantém sua identidade. Atualmente há 3.475 comunidades quilombolas certificadas pelo Estado brasileiro, mas o número total pode chegar a cinco mil comunidades dependendo da fonte. (Fonte: Aliança Pró-Quilombolas)

  • Obreiros:

Pr. Paulo Mikhéias e Rebeca. Filho – Bento. Origem ICE Miracema/TO.
Ieda Rafael – Origem ICE São José dos Campos/SP.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de igreja nas Comunidades Quilombolas, em Mirandiba/PE

Esse é um trabalho sertanejo que visa a evangelização e discipulado. Um trabalho árduo devido ao contexto de alto sertão, a cultura mística e quilombola. Também percebe-se um certo grau de perseguição por parte de líderes comunitários e antropólogos não-cristãos.

Trabalho intenso de evangelismo e discipulado.

 

PROJETO O EVANGELHO DO REFÚGIO – ROMÊNIA

A Romênia é um país do sudeste europeu conhecido pela região florestal da Transilvânia, cercada pelos Cárpatos. Entre suas cidades medievais preservadas está Sighişoara, e há muitos castelos e igrejas fortificadas, com destaque para o Castelo de Bran, no topo de um penhasco, que há muito tempo é associado à lenda do Drácula. Bucareste, a capital do país, abriga a gigantesca sede do governo, o Palatul Parlamentului, da era comunista. Com cerca de 20 milhões de habitantes, a Romênia tem 87% de católicos e 6,9% de protestantes.

Hoje a Romênia tem acolhido milhares de refugiados ucranianos. A Romênia compartilha 650 km de fronteira com a Ucrânia. Para os refugiados ucranianos, a Romênia é principalmente um país de trânsito para outros países mais ocidentais da Europa. Nos últimos, mais de 300.000 refugiados ucranianos passaram pela Romênia, dos quais mais de 90.000, ou seja, 30%, permaneceram até o momento. (Fonte: Vatican News)

  • Obreiros:

Ana Lídia. Origem da ICE Campinas/Goiânia.

  • Ações desenvolvidas:

Em parceria com a OM, o trabalho será desenvolvido com refugiados, cuidando e criando formas de evangelização.

 

PROJETO ATÉ QUE TODOS OUÇAM – ROMÊNIA

A Romênia é um país do sudeste europeu conhecido pela região florestal da Transilvânia, cercada pelos Cárpatos. Entre suas cidades medievais preservadas está Sighişoara, e há muitos castelos e igrejas fortificados, com destaque para o Castelo de Bran, no topo de um penhasco, que há muito tempo é associado à lenda do Drácula. Bucareste, a capital do país, abriga a gigantesca sede do governo, o Palatul Parlamentului, da era comunista. Com cerca de 20 milhões de habitantes, a Romênia tem 87% de católicos e 6,9% de protestantes.

Hoje a Romênia tem acolhido milhares de refugiados ucranianos. A Romênia compartilha 650 km de fronteira com a Ucrânia. Para os refugiados ucranianos, a Romênia é principalmente um país de trânsito para outros países mais ocidentais da Europa. Nos últimos 10 dias, mais de 300.000 refugiados ucranianos passaram pela Romênia, dos quais mais de 90.000, ou seja, 30%, permaneceram até o momento. (Fonte: Vatican News)

  • Obreiros:

Eliete dos Santos. Origem da ICE Santana/ SJC. A Eliete serve em parceria com a OM Brasil e após servir por anos na Albânia agora tem se deslocado para a Romênia, país que sempre desejou retornar.

  • Ações desenvolvidas:

A prioridade no momento será o trabalho com refugiados, cuidando e criando formas de evangelização.

 

MISSÕES URBANAS

Nesse ano estamos desenvolvendo um Projeto junto ao Instituto Cristão Evangélico. Fundado em 1951, o Instituto vem prestando relevantes serviços à sociedade na área de assistência social, no atendimento em tempo integral, acolhendo crianças, adolescentes e jovens, e garantindo assistência médica, odontológica, psicológica, farmacêutica, educação, alimentação, cultura e lazer.

Também há um forte desejo de que essas crianças sejam cuidadas espiritualmente e conheçam ao Senhor Jesus. Para isso, entendemos que um trabalho missionário, com obreiro servindo nessa área, pode ser instmento regular de evangelismo e discipulado.

  • Obreiros:

Pr. Jonathas Vilar e Priscila. Filhos – Joaquim e Helena. Origem da ICE Betel/DF.

  • Ações desenvolvidas:

Atender as demandas de capelania e evangelização com as crianças.

Levar as ações do Instituto para a comunidade carente de Anápolis, promovendo oportunidades de evangelização e cuidado das crianças em vulnerabilidade.

 

PROJETO SERTÃO – ICE PATOS/PI

Há vários sertões no Brasil. Nosso maior interesse e contexto missionário é o sertão nordestino. Estima-se que no sertão nordestino há 1.050 municípios, permeados pela pobreza e escassez de água. A zona rural possui mais de 12 milhões de habitantes com menos de 0,1% de evangélicos. A situação é crítica, pois encontramos um alto índice de analfabetismo, tráfico de drogas e prostituição, inclusive infantil e falta de acesso à saúde e educação.

  • Obreiros:

Pr. Manoel Campos (Manoelito) e Raimunda. Origem da ICE Patos/ Piauí.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de Igreja

Evangelismo e discipulado

 

PROJETO SERTÃO – ICE RECREIO/PI

Há vários sertões no Brasil. Nosso maior interesse e contexto missionário é o sertão nordestino. Estima-se que no sertão nordestino há 1.050 municípios, permeados pela pobreza e escassez de água. A zona rural possui mais de 12 milhões de habitantes com menos de 0,1% de evangélicos. A situação é crítica, pois encontramos um alto índice de analfabetismo, tráfico de drogas e prostituição, inclusive infantil e falta de acesso à saúde e educação.

  • Obreiros:

Pr. Manoel Campos e Francisca. Origem da ICE Patos/ Piauí.

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de Igreja

Evangelismo e discipulado

 

PROJETO CHILE

O Chile é um país no extremo oeste da América do Sul. Com 17, 6.574.003 de habitantes segundo o censo realizado em 2017, o Chile é um país altamente religioso, tendo em sua maioria católicos, que representam 66,65% da população, já os protestantes somam 16,44% dos chilenos, 11,45% se declaram sem religião enquanto outros seguimentos religiosos totalizam 5,46%. A língua oficial do Chile é o espanhol, e sua moeda é o peso chileno. Etnicamente, a população é mestiça, mistura de europeus e indígenas, cujas tradições ainda são percebidas em algumas partes do país. O índice de alfabetismo é de 94%, sendo uma das mais altas da América Latina.

  • Obreiros:

Pr. Antônio Cláudio e Alba. Origem ICE Carlito Pamplona/CE

  • Ações desenvolvidas:

Plantação de Igreja, através de evangelismo e discipulado.

Promoção do evangelho através dos materiais da editora.

 

PROJETO PANAMÁ

Azuero (Chitré), localizado na zona das províncias centrais do Panamá, é uma região cultural e socialmente impregnada pelo catolicismo romano, com escassíssima presença de movimentos protestantes (alguns pentecostais), mas acima de tudo extremamente carente de igrejas saudáveis. Isso torna a região um campo imensamente necessitado do evangelho.

  • Obreiros:

Pr. Heber Samuel e Nathália. Filhos: Árlam, Tímos e Farén.
Pr. José Julio e Delfina. Filho: Enzo

  • Ações em desenvolvimento:

Plantação de Igreja, através de evangelismo e discipulado;

Evangelização pessoal e criativa;

Compartilhar da cultura brasileira, vida, refeição, família, criação de filhos , com as pessoas que relacionam de forma intencional.

PROJETO FAMÍLIA VIEIRA – SERTÃO

Há vários sertões no Brasil. Nosso maior interesse e contexto missionário é o sertão nordestino. Estima-se que no sertão nordestino há 1.050 municípios, permeados pela pobreza e escassez de água. A zona rural possui mais de 12 milhões de habitantes com menos de 0,1% de evangélicos. A situação é crítica, pois encontramos um alto índice de analfabetismo, tráfico de drogas e prostituição, inclusive infantil e falta de acesso à saúde e educação.

  • Obreiros:

Pr. Pedro Vieira e Mariana. Filhos – Ana, Laura, Alice e Matias. Origem da ICE Praia Grande/SP.

  • Ações desenvolvidas:

Educação Teológica – Seminário Sertanejo da JUVEP.

Treinamentos nas áreas de teologia e aconselhamento em igrejas do sertão.